sexta-feira, 6 de julho de 2012

PELOTAS COMEMORA 200 ANOS

Por Alessandro Herrera
Pelotas comemorou oficialmente seus dois séculos de existência no sábado, 07 de Julho. As comemorações que se inicaram no mesmo 07 de Julho de 2011 por parte da prefeitura municipal finalizam no dia tão aguardado. A data era tão esperada que  até mesmo um relógio  foi implantado em frente à sede da prefeitura para sinalizar a contagem regressiva para o bicentenário da cidade.
Relógio regressivo para o dia do bicentenário pelotense
Um extenso calendário comemorativo foi elaborado  para festejar os 200 anos da cidade. Apresentações artísticas e culturais, exposições,Shows com artistas consagrados como por exemplo Nenhum de Nós e Papas da Língua, cantores nativistas entre outros são algumas das atrações proporcionadas pela administração municaipal para festejar a data com a população.
O sábado, 07 de Julho de 2012, foi decretado  feriado municipal pelo prefeito Fetter Junior. Esse fato inédito causou até um certo desconforto para os donos de comércio da cidade que chegaram inclusive a pensar em entrar na justiça para forçar a abertura do comércio na cidade na data.Mas pensaram melhor e não o fizeram.

COMEMORAÇÕES ESPECIAIS PARA  SÁBADO


Para o Sábado, dia do aniversário propriamente dito, atividades especiais marcaram os 200 anos da Princesa do Sul. As comemorações do dia iniciaram durante a manhã, com ato cívico em frente á prefeitura municipal. Após o parabéns, foi servido um bolo com 200 velinhas  preparado especialmente para a data (foto ao lado). Logo após o prefeito Fetter Jr. abriu as instalações do mercado público para visitação. O prédio já está fechado há 3 anos e a previsão é que a reforma esteja pronta ainda no mês de Outubro. O prédio foi construído no ano de 1848, ou seja, foi um dos primeiros a ser construído na então cidade de Pelotas

Durante a tarde de sábado e de domingo diversos shows foram oferecidos gratuitamente á população, em um palco montado na praça Dom Antônio Zatera. Diversos shows nativistas marcaram as comemorações durante a mateada do bicentenário. Apresentaram-se Rodrigo Madrid, seguido de Joca Martins, Grupo Querência e Tchê Guri.Às 19hs o cantor gospel Chris Durán também se apresentou na avenida.

A Princesa do Sul no seu bicentenário
O sábado de aniversário ainda contou com a abertura da exposição comemorativa aos 200 anos, no Museu de Arte Contemporânea de Porto Alegre e o lançamento do livro de Irajá Andara Rodrigues, Pelotas: Uma revolução urbana, pela Academia Pelotense de Letras, na Bibliotheca Pública Pelotense.
Ainda dentro das comemorações até o dia 31 deste mês, o Espaço Bistrô Secult apresenta a mostra Poesias ilustradas, da artista Loiva Hartmann.


A Tv Nativa afiliada à Rede Record em Pelotas 
preparou uma reportagem especial sobre o aniversário do município




Os cantores Kleiton e Kledir também homenagearam 
a princesa do sul com sua música

Nenhum comentário:

Postar um comentário