sexta-feira, 1 de junho de 2012

PARQUE MUNICIPAL DA BARONESA

foto: http://conhecapelotas.blogspot.com/2009/03/museu-da-baronesa.html
Um dos pontos de visitação mais conhecidos de pelotas fica a poucos minutos do centro da cidade.
Conheça mais sobre esse importante fragmento da construção de pelotas através de um video produzido pelos acadêmicos de Comunicação Social da UCPEL Alessandro Herrera e Aldrovando Jorge.



Confira uma reportagem especial sobre o Parque Municipal da Baronesa

Praia do Laranjal

Por: Aldrovando Jorge
Fotos: Google


Um colorido impressionante, e uma rara beleza
Este material também está disponivél em vídeo, no link abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=UhnmX_Yhs4g



Praia do Laranjal, um pedacinho do Rio Grande do Sul
A dupla Osvaldir e Carlos Magrão descreveu em versos a bela lagoa dos patos, este cantinho do planeta terra com agua doce, localizada no sul do rio grande do sul.

Em 1763 se deu o povoamanto da então Laguna dos patos, pertencente a thomas Luis Osório. Hoje nós conhecemos estes aproximadamente 2k de orla, como praia do laranjal. E toda está beleza serve tanto para chimarrão quanto para os esportes.


Além dos esportes , a caminhada e o passeio na areia são comuns aqui no laranjal.isso sem falar n tranguilidade que o local proporciona.


Depois de toda está atividade da a fome né, tudo bem ! um churrasco de entrecot resolve

O povoamento deste cantinho de pelotas, foi motivado quando habitantes da vila de Rio Grande, fugindo da invasão espanhola buscaram refúgio na então laguna dos patos.
Situado há 10 minutos do centro de Pelotas o laranjal recebeu este nome por motivo de seus ex. Proprietários tentarem implantar aqui uma plantação de laranjas. Como a plantação de laranjas não deu certo foi criado um lote de terrenos. E então de lá laranjal dos assunção, passamos a conhecer este pecacinho da lagõa dos patos como praia do laranjal.



A praia do larajal é dividida em 4 parte: Balneario santo Antônio, balneario Val Verde,côlonia z3, e balneario dos prazeres( ou barro duro como é conhecido por aqui)



O balneario dos prazeres recebeu o apelido de barro duro, por motivo desta parte da lagoa dos patos ser mais baixa , e concentrar menor quantidade de areia, em conceguência disso, dias de chuva alguns locais ficam embarrados. Por outro lado o balneario dos prazeres concentra um maior numero de sombras que os outros balnearios. e está junção de agua com arvores, dá um colorido impressionante.



Uns acreditam que existe um pedacinho de paraiso no céu, outros não acreditam nisso, agora a praia do lararanjal é e um pedacinho de paraiso aqui na terra.