segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PELOTAS - A PRINCESA DO SUL

Conheça um pouco da história da terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul.

Por Alessandro Herrera

Pelotas, terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul, está localizada a cerca de 250 Kilômetros de Porto Alegre, capital do Estado. Está localizada ás margens do canal do São Gonçalo, que liga as Lagoas dos Patos e Lagos Mirim, as maiores do Brasil. Ocupa uma área de aproximadamente 1.600 km² com uma população de 400 mil habitantes, sendo que destes, 92% residem na zona rural do município.

A história de Pelotas está atrelada á economia do charque, carne secada ao sol que era muito consumida no país no final do século XIX.

História

O município começa a desenvolver- se após a doação de terras que Gomes Freire de Andrade fez a Thomaz Luíz Osório no ano de 1758. Nestas terras ficam ás margens do canal do São Gonçalo foram se aglomerando imigrantes de várias locais, entre eles da Vila de Rio Grande e da Colônia de Sacramento. Por volta de 1780, o charqueador José Pinto Martins chega á Pelotas. Com ele vem a indústria do charque que devido prosperidade logo se espalha. O povoamento cresce e em 1812 a1835, a Vila é elevada à condição de cidade, com o nome de Pelotas. Freguesia de São Francisc

o de Paula é elevada á categoria de Vila em 1832. Três anos depois, em

No município é possível encontra várias etnias. Os açorianos trouxeram influencias na cultura, arquitetura e na culinária. Os alemães fixaram-se principalmente na zona rural , enquanto que os portugueses se estabeleceram na zona urbana de Pelotas. Ainda fazem parte da população os negros africanos descendentes de escravos, italianos, poloneses, franceses, judeus, árabes libaneses, entre outros.

Dados gerais

O município está apenas 7 metros acima do nível do mar. Localiza-se em um planalto costeiro com elevações médias, com cerros de ondulações moderadas. A maior parte do município apresenta elevações menores do que 100 metros. As regiõe

s oeste e noroeste fazem parte das serras do sudeste. Já a outra metade, a zona leste e sudeste (onde fica a área urbana) compreende a planície costeira gaúcha. O clima é considerado subtropical úmido e temperado, sendo que as temperaturas mínima e máxima absoluta ficam entre 8 graus no inverno e 36 graus no verão.


Pelotas cultural

Várias personalidades conhecidas nacionalmente nasceram ou já moraram na cidade. Entre estes ilustres destaca-se João Simões Lopes Neto 1865 - 1916), autor de Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912) e Lendas do Sul (1913), José Hipólito da Costa – patrono da Imprensa no Brasil e Leopoldo Gotuzzo – pintor reconhecido e premiado inclusive na Europa.O município conta com uma Biblioteca Pública idealizada por Antônio Joaquim Dias, diretos do jornal Correio Mercantil. Foi inaugurado em 5 de Março de 1876. Posteriormente ganhou um segundo piso. Pelotas possui também dois teatros: o Sete de Abril inaugurado em 1831 ( mais antigo em funcionamento no país) e o Guarany.

Diversos museus compõem o acervo cultural do município: Museu de História Natural Carlos Ritter, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Museu da Baronesa, Museu Histórico Helena Assumpção de Assumpção, Museu do Charque, Museu do Doce, Museu do Futebol, Museu de Arte Sacra João Paulo II, Memorial da Praia do Laranjal Arthur Augusto de Assumpção, entre outros.

O carnaval e a Feira Nacional do Doce são eventos de destaque para a cidade. Este último é conhecido nacionalmente e se consagrou como atração turística na região sul do Rio Grande do Sul. O evento é uma mistura de shows, gastronomia, lazer e turismo. Na época da realização da FENADOCE, a cidade recebe visitantes vindos de todas as regiões do país. Eles vêm com o intuito principal de conhecer a culinária e os famosos doces de Pelotas, a maioria de origem portuguesa.


Conheça alguns pontos turísticos da cidade





Praça da antiga caixa d'água





Grande Hotel








Igreja do Redentor



Curiosidade sobre Pelotas

Muitos populares pelotenses acreditam na existência de túneis de fuga, também conhecidos como saídas francesas, nos subterrâneos do município. Os porões altos, encontrados na maioria dos prédios mais antigos da cidade deram origem a este mito. Dutos coletores das redes de esgotos e de águas pluviais se estendem por boa parte do centro de Pelotas e podem ser considerados verdadeiros túneis, já que em alguns trechos chegam a ter quase dois metros de altura por mais de 2 km de comprimento.

Confira outros detalhes sobre o município clicando aqui

Entenda a origem do brasão e da bandeira de Pelotas clicando aqui

Fonte: site www.wikipedia.org; http://pelotas.ufpel.edu.br/;

Conheça outros prédios que fazem parte da história da cidade clicando aqui

VISITE PELOTAS!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Novo point de Pelotas


Localizada na zona norte do municipio a Av. Dom Joaquim possui espaço tanto para as atividades esportivas quanto para o trânsito de veículos.

Por: Aldrovando Jorge

Foto: Site Terra


Dom JoaquimNos últimos anos a Av. Dom Joaquim vem se tornando ponto de encontro dos pelotenses, talvez motivado pelo crescente número de habitantes, ou por termos nos dado de conta do potencial naquela região.


Aos finais de semana geralmente há algum tipo de atividades: schoos de magica,de música,apresetações esportivas, mateada, ou campanha de arrecadação de donativos. Segundo dados da prefeitura de Pelotas, aos finais de semana o número de pessoas que se concentram no local chegam à 3 mil.

Nos dias de semana a movimentação é de esportistas, e também dos aficcionados pelo chimarrão. E o caso de Juliana Martins 32 anos, moradora do residencial cohab tablada. Ela diz que o fato de morar perto à favorece:"A cohab tablada fica a 10 minutos daqui eu vindo a pé, quando chego já fiz meu exercicio, aí, é só descansar e saborear meu amargo".

Curiosidade:

Catedral São Francisco de Pula

Dom Joaquim em 1930 era Bispo na cidade de Pelotas, foi nesta época que reformou a catedral São Francisco de Paula para ser sede do Bispado. Além da Av. Dom Joaquim também o colégio E.E. Dom Joaquim Ferreira de Mello faz com seu nome, homenagem ao antigo Bispo.




Foto: Marcio Martins

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Uma paixão que atravessa décadas

Brasil, Pelotas e Farroupilha são os representantes do futebol pelotense no cenário estadual e nacional.

Por: Aldrovando Jorge
Fotos: Site Brasil, Site Pelotas e Site Farrouplha.





O Brasil que em 1981 conseguiu seu maior feito em competições nacionais, chegando em terceiro lugar no campeonato brasileiro, tem sua fundação em 7 de setembro de 1911 de lá para Ca, o xavante pelotense conquistou muitos títulos: campeonato gaúcho,copa dos campeões estaduais,campeonato do interior,segunda divisão gaúcha,copa governador do estado, citadinos entre outros.

No início deste ano a delegação do Brasil que voltava de um jogo amistoso de preparação para o campeonato gaúcho, sofreu um terrível acidente de transito no km 150 da BR 392 município de cancuçu, deixando três mortos e vinte feridos.Depois do acidente o Brasil juntou seus cacos e retornou a campo, no campeonato gaúcho com uma equipe completamente atordoada e sem o tempo abio para treinar, não se saiu muito bem, mesmo com toda valentia de jogadores comissão técnica e apoio incondicional de seu torcedor, o Brasil foi rebaixado para segunda divisão gaucho.

Mas, diríamos que foi uma queda de divisão em pé, pois logo em seguida a equipe voltava a campo, desta vez para disputar e chegar em quarto lugar na série c do campeonato brasileiro.Atualmente a equipe da baixada disputa a copa Arthur Daligrave.


O Pelotas foi fundado em 11 de outubro de 1908, entre os títulos está o campeonato gaúcho de 1930 quando bateu o Grêmio P/A na final pelo placar de 2 a o. Um dos primeiros feitos do time da Boca do Lobo foi vencer a equipe do vovô (Spot Clube Rio Grande), em uma época que a equipe de Rio Grande era quase imbatível. A invencibilidade durava nove anos, mas no dia 24 de outubro, exatamente 1 ano e dezoito dias apôs sua fundação, o Pelotas venceu a equipe riograndina pelo placar de 2 a 0.

Entre os títulos conquistados estão: campeonato gaúcho ,campeonato gaúcho da segunda divisão, citadino, copa FGF,campeonato do interior entre outros.

Em 2008 a equipe venceu a copa FGF, conquistando o direito de participar da série D do campeonato brasileiro. Na competição disputada em 2009 a equipe não foi bem das cinco partidas que disputou venceu uma , empatou outra e perdeu três. Em contrapartida a equipe áurea cerúlea conquistou o acesso a primeira divisão do campeonato gaúcho, desde então a direção está reformulando o grupo para participar da competição estadual.


Grêmio Atlético FARROUPILHA:

Este o mais novo clube de Pelotas, o farrapo como é conhecido na cidade teve sua fundação em 26 de abril de 1926. O antes denominado Grêmio Atlético do 9º Regimento passou a se chamar Farroupilha depois de sua maior conquista o título gaúcho de 1935.

Entre as conquista o já citado campeonato gaúcho de 1935 da primeira divisão,vise campeonato gaúcho segunda divisão, vise campeonato gaúcho da terceira divisão,campeonato do interior, entre outros. Em 1935 o artilheiro da coquista do campeonato Gaúcho foi Cardeal, já na série c do campeonato gaúcho de 2001 o artilheiro foi Flavio Leonetti.

Em 2005 a equipe comandada por Bebeto Rosa conseguiu o acesso para a divisão principal do campeonato gaúcho.Atualmente o fantasma do bairro fragata disputa a segunda divisão do campeonato gaúcho, no último ano ( 2008 ) o Farroupilha não conseguiu passar da primeira fase da competição estadual.